Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O zodíaco e seus signos


A palavra Zodíaco vem do termo grego Zoidiakos ou "figuras de animais". Têm a aparência de um círculo dividido em 12 seções de 30 graus cada, transverso pelo sol, pela lua e pelo planeta a cada ano. Seus 12 signos têm os nomes das constelações adjacentes que formam um grande cinturão em volta da Terra.
Cada signo governa um mês, representado por uma figura simbólica relacionada a um dos quatro elementos e à condição humana.
Quando o sol entra em um signo, todas as pessoas nesse período herdam ou expressam qualidades e traços por ele representados. O real significado do zodíaco, reflete o processo pelo qual a energia primordial passa do potencial para o virtual, ou do espírito para a matéria. Quando o sol, a lua e os planetas passam por um signo, unificam sua energia para complementar um segmento do ciclo anual.

Os doze signos do zodíaco



Áries



21 de março a 19 de abril.
Símbolo: carneiro
Elemento: fogo
Qualidade: cardinal
Planeta regente: Marte
Metal: ferro
Pedras: rubi ou jaspe vermelho
Cor: escarlate
Plantas: gerânio ou sálvia
Como o carneiro, o signo de Áries é conhecido pelo egotismo, pela ação, pela auto-afirmação e pelo desejo de ser o primeiro.
Áries é um signo masculino procurando identidade. Os arianos podem ser destemidos na aparência e tímidos no íntimo. O carneiro se apaixona espontaneamente, mas costuma ter dificuldade para verbalizar seus sentimentos. Teimoso e agressivo, o signo de Áries possui tremendo poder e energia. Os arianos são líderes, empresários e aventureiros, geralmente impondo sua direção.


Touro


20 de abril a 19 de maio.
Símbolo: touro
Elemento: terra
Qualidade: fixo
Planeta regente: Vênus
Metal: cobre
Pedras: topázio ou esmeralda
Cores: vermelho e laranja
Plantas: cravo e malva
O signo de Touro é estável, conservador e prático e valoriza o modo de vida confortável, sem mudanças. O taurino tem os pés no chão e é um dos signos mais produtivos, sempre buscando o verdadeiro amor e o significado da vida. Como um verdadeiro touro, o taurino geralmente permanece passivo e satisfeito, mas, se ficar irado, ataca. Fidelidade e consistência são as virtudes deste signo; obstinação e recusa às mudanças são as suas fraquezas.


Gêmeos


20 de maio a 20 de junho
Símbolo: irmãos gêmeos
Elemento: ar
Qualidade: mutável
Planeta regente: Mercúrio
Metal: mercúrio
Pedra: alexandrita
Cor: laranja
Plantas: orquídea e gladíolo
A busca por variedade é a marca registrada do signo de Gêmeos, que está sempre pensando e procurando. Loucamente inconsistente, os geminianos são capazes de defender um ponto de vista o dia todo e, no dia seguinte, assumir uma posição diametralmente oposta. O símbolo do signo retrata a divisão essencial de sua natureza que está sempre tentando ver os dois lados da moeda ao mesmo tempo. Os geminianos são verdadeiros "paus para toda obra", mas infelizmente, se seus talentos forem pressionados demais, talvez não consigam realizar seus sonhos.


Câncer


21 de junho a 22 de julho.
Símbolo: caranguejo
Elemento: água
Qualidade: cardinal
Planeta regente: lua
Metal: prata
Pedras: esmeralda ou turquesa
Cor: âmbar
Plantas: lótus ou confrei
O caranguejo, com seu corpo macio protegido por uma carapaça dura, representa a natureza deste signo. O câncer é a personificação da compaixão, do carinho e dos instintos maternais, mas costuma esconder essas emoções por trás de uma máscara de indiferença. Quando molestados, os cancerianos se escondem na carapaça, mas retêm suas pinças afiadas para atacar. Gostam de serviços domésticos e precisam de estabilidade no lar para obter a felicidade. Enquanto tiverem uma base forte de onde operar e para onde se retirar, conseguem sucesso em suas metas.


Leão



23 de junho a 21 de agosto.
Símbolo: leão
Elemento: fogo
Qualidade: fixo
Planeta regente: sol
Metal: ouro
Pedras: opala ou zirconita
Cor: verde-amarelado
Plantas: girassol ou ciclame
Como o próprio rei da selva, o signo de Leão é orgulhoso, ostensivo e o mais egocêntrico de todos os signos. Os nativos deste signo precisam se esforçar muito para não ultrapassar os limites e se tornarem excessivamente vaidosos, arrogantes e egoístas. Os leoninos vivem para impressionar e precisam de um público. Pode ser difícil amá-los e trabalhar com eles, pois quase não enxergam os outros.
Se o leonino aprender a aceitar a responsabilidade, a mudança pessoal e o fato de que os outros também têm sentimentos, pode ser um excelente companheiro. Para prosperar, o Leão precisa de espaço e ribalta.


Virgem


22 de agosto a 22 de setembro
Símbolo: virgem
Elemento: terra
Qualidade: mutável
Planeta regente: Mercúrio
Metal: Mercúrio
Pedras: diamante ou crisolita
Cor: verde-claro
Plantas: campainha branca, lírio e narciso
O signo de Virgem é prático, produtivo e preparado para sacrificar os próprios interesses para completar as tarefas que lhe foram designadas. Os virginianos estão sempre procurando algo significativo para fazer, o que é uma porta aberta para aqueles que desejam se aproveitar de sua boa natureza e disposição para ajudar. Este signo é a personificação do serviço. Entretanto, os virginianos costumam ser detalhistas e obcecados por limpeza e ordem, a ponto de perder a habilidade para a espontaneidade. Os virginianos precisam dosar seu perfeccionismo.


Libra 


23 de setembro a 22 de outubro
Símbolo: balança
Elemento: ar
Qualidade: cardinal
Planeta regente: Vênus
Metal: cobre
Pedra: jade
Cor: verde-esmeralda
Planta: babosa
A balança é a chave para se compreender o signo de Libra, que vive pesando as possibilidades e as escolhas disponíveis. Constantemente afetado por indecisão, o desesperado libriano acaba metendo os pés pelas mãos na hora de escolher algo. A função ideal de Libra é conciliar possibilidades contrárias, buscando uma terceira opção. Governado por Vênus, o libriano gosta das coisas esteticamente agradáveis, charmosas e artísticas. Tende a esconder falhas pessoais, se achar que elas podem ofender os outros. Os librianos são diplomatas e gostam de ambientes tranquilos e harmoniosos.


Escorpião


23 de outubro a 21 de novembro.
Símbolo: escorpião
Elemento:água
Qualidade: fixo
Planeta regente: Marte(com Plutão como co-regente)
Metal: ferro
Pedra: cornalina
Cor: azul-esverdeado
Plantas: cacto, língua-de-cão
A busca de transformação é p que motiva o signo de escorpião. As emoções intensas deste signo são endurecidas pela influência de Marte, que lhe dá uma qualidade obsessiva, ás vezes exagerada. Os nativos de Escorpião têm profundo senso de justiça. São fascinados pelo lado oculto, negro, das coisas. Podem ser ótimos Bruxos e Magos. A maior força deste signo é o comprometimento, a habilidade para cumprir a palavra até o fim. Sua maior fraqueza é a relutância em mudar ou perdoar.


Sagitário


22 de novembro a 21 de dezembro.
Símbolo: arqueiro
Elemento: fogo
Qualidade: mutável
Planeta regente: Júpiter
Metal: estanho
Pedra: safira
Cor: azul
Plantas: junco e pimpinela
O signo de sagitário é complexo e profundo, uma mistura de instinto e razão, sempre em busca da sabedoria. A combinação entre mutabilidade e fogo o torna instável; seus planos costumam ser abandonados antes da conclusão. Frequentemente tomado pelo desejo, idealismo e busca da verdade, o sagitariano precisa de liberdade. A maior força deste signo é o otimismo e o entusiasmo, e sua fraqueza é a falta de praticabilidade. Porém, se sua fé for inabalável, o sagitariano se contenta com pouco sucesso material.


Capricórnio


22 de dezembro a 20 de janeiro.
Símbolo: bode
Elemento: terra
Qualidade: cardinal
Planeta regente: Saturno
Metal: chumbo
Pedras: opala preta ou turmalina
Cor: índigo
Planta: cardo
O capricorniano é o industrial ou comerciante ideal, não deixando a preocupação humanitária interferir em importantes oportunidades de negócios e lucros monetários. Os capricornianos guardam poderosas emoções que, como signo de terra, acham difícil expressar. Este signo às vezes tem pouca imaginação e é muito sério e cauteloso quando mergulhado no mundo do materialismo. Os maiores traços do nativo de Capricórnio são suas habilidades para curar e ter grandes visões. Sua maior fraqueza é o fato de manipular e enganar.


Aquário


21 de janeiro a 19 de fevereiro.
Símbolo: portador de água
Elemento: ar
Qualidade: fixo
Planeta regente: Saturno (com Urano como co-regente)
Metal: chumbo
Pedras: lápis-lazúli ou água marinha
Cor: violeta
Plantas: absinto, funcho ou ranúnculo amarelo
A busca do santo Gral (ou Graal) define a essência de Aquário. Este signo enigmático é governado por dois planetas de natureza totalmente incompatíveis, uma desejando a ordem
 e a outra destruindo-a. são justamente as contradições de caráter do aquariano que o tornam interessante.
Os aquarianos são preocupados, ás vezes obsessivamente, em ser novos, radicais e diferentes.
Geralmente são excêntricos, desajeitados e sempre exigem a liberdade. São bons para desenvolver novas idéias, mas precisam do auxílio de outros para executá-las.

Peixes


20 de fevereiro a 20 de março.
Símbolo: dois peixes
Elemento: água
Qualidade: mutável
Planeta regente: Júpiter (com Netuno como co- regente)
Metal: estanho
Pedras: pérola ou ametista
Cor: carmesim
Planta: ópio
O signo de peixes é o mais místico de todos. Tende para a religião e o misticismo e costuma se retirar do mundo. Emocional e sensível, o nativo deste signo geralmente usa muitas máscaras para esconder sua vulnerabilidade. Imaginativo, artístico e capaz de auto-sacrifício, o signo de Peixes pode se dar muito bem no palco ou na igreja. Sua força está na habilidade para transcender o materialismo; sua fraqueza é a maneira como lida com o mundo real. 


)O(
Bessed Be