Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ninfas aquáticas

As ninfas da água são conhecidas em várias mitologias e folclores do mundo inteiro, são uma classe extremamente grande nesse assunto.
As mais conhecidas são as sereias, o ser mitológico que atraia homens com seu canto delicioso para o fundo do mar, fazendo barcos perderem o rumo e baterem nas rochas. Na atualidade a imagem mais conhecida de uma sereia é da mulher sentada numa rocha olhando para o espelho penteando seus longos cabelos.
As ondinas por serem elementais da água regem os signos de CÂNCER, ESCORPIÃO e PEIXES.

Na mitologia é conhecida por uma mulher metade peixe filha da água e conhecedora de mistérios, também conhecidas na Grécia antiga como mulheres que vivem numa ilha isolada como castigo por terem ofendido Afrodite.
Odisseu o heróis dos mil ardis pôde ver de perto as sereias quando cruzou o mar na região onde elas habitavam, ele seguiu os conselhos que havia recebido da feiticeira Circe colocando cera nos ouvidos de toda a sua tripulação e seguindo amarrado no mastro de acordo com sua vontade e com tal façanha pôde contemplar o canto das sereias.

Existem várias classificações de sereias na mitologia e nos folclores:



Ninfas de água doce:



-Náiades:


Náiades são belos seres aquáticos com aparência feminina, portadoras de grande beleza e dons como os de cura e de profecias.

Possuem dons como o de controlar as águas provocando de tempestades á calmaria, enfeitiçam homens com seu canto.
As Naíades são classificadas em cinco categorias:

- Crinéias  as que habitavam as fontes

-Limnátides  as que habitavam os lagos
-Pegéias as que habitavam as nascentes
-Potâmides as que habitavam os rios
-Eleionomae as que habitavam os pântanos.



Ninfas de água salgada:


-Oceânides:



As Oceânides são ninfas da água salgada, filhas do deus Oceano com Tétis, sua irmã. Inicialmente eram ligadas ás ninfas de água doce.

Eram conhecidas como assistentes das deusas do Olimpo

Algumas das oceândias personificavam bençãos divinas: Métis (Sabedoria), Clímene (Fama), Pluto(Riqueza), Tique (Boa Sorte), Telesto (Sucesso), Peito (Persuasão) e Nêmesis (Retribuição).




Segundo dizem, a melhor maneira de derrotar uma sereia, seria cantar melhor que ela (meio difícil não?)


A Iara


No folclore brasileiro é conhecida como uma sereia que vive no rio Amazonas, muito respeitada pelos povos indígenas que evitam de usarem meios aquáticos para se locomoverem á noite.

Seu canto e sua beleza hipnotizam a vítima que acaba se entregando á morte por afogamento. Dizem ser muito bela com a pele parda e cabelos negros, outros dizem que seus cabelos são esverdeados por representarem a flora.
A Iara é uma deusa indígena, dona dos mistérios, da beleza a dona das águas doces e de tudo o que nelas habitam. Muitos a cultuam pedindo favores em nome do amor e da beleza.


Na verdade as histórias, relatos e mitos são inesgotáveis e de uma diversidade imensa, onde cada um defende a sua teoria e credo.

Todos que estudamos e vivenciamos a magia sabemos que tais seres existem tanto quanto o ar que nos rodeia e entrando em contato devidamente, conseguimos senti-los e até vê-los.
Na minha humilde opinião as classificações que usam para nomear as sereias, naíades, ondinas e etc, são nada mais nada menos que a classificação dos próprios espíritos da água, as forças da natureza.

Se algum dia você se sentir confundido em determinado assunto, estude, busque mais e mais o conhecimento. Essa é a única forma de você buscar as respostas na sua jornada, mas sempre buscando sentir essa essência maravilhosa que emana dos elementais.

Pois repito novamente, eles existem e estão presentes na nossa vida assim como o ar que nos rodeia, não é porque não os vemos com frequência que eles não estão ali.

Blessed Be )O(

Nenhum comentário:

Postar um comentário