Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os Faunos

Esse assunto já é um assunto mais complexo que abrange uma leva muito grande.
Os faunos são criaturas da mitologia romana e os sátiros da mitologia grega.


Fauno (Mitologia Romana)


Fauno na mitologia romana era relatado como um rei descendente de Pico, filho de saturno. Já outros diziam que Fauno era filho Marte, também  de Júpiter com Circe.

Conhecido como Pã, Lupércio, Luperco e Silvano.
Teria sido um rei com feitos maravilhosos a seu povo, trazendo a sabedoria sobre a agricultura, sendo assim cultuado como representante das matas e dos campos. Foi recompensado tornando-se uma divindade após sua morte.
Por ter inventado a flauta, ficou conhecido como Luperco, garantindo proteção contra bestas das matas, dando fertilidade aos gados e ás plantações, já como representante das matas era conhecido como Fatuus.
Nas esculturas é relatado como um homem de barba, vestindo pele de cabras e uma coroa de folhas na cabeça, segurando em sua mão a cornucópia.
Era cultuado em santuários na qual o principal deles era o do monte Palatino, em Roma. Seus dons oraculares eram o principal motivo de ser cultuado.
Os que desejavam receber previsões por meio de sonhos tinham que dormir na floresta, seu lugar sagrado sobre pele de animais oferecidos em sacrifícios á ele.
Seus sacerdotes (Lupercos) eram incubidos a atenderam aqueles que buscavam a fertilidade. A caverna Lupercal no monte Palatino era também onde os romanos obtinham as profecias de fauno, várias profecias ali foram feitas.
Dizem que naquela mesma caverna, Romulo e Remo foram alimentados pela loba de Marte.

Os faunos

Os faunos são divindades do campo, que diferente de Fauno, não seriam imortais, porém tinham um período longo de vida.
Dizem que eram intermediários entre os deuses, animais e os homens, descendentes de Fauno e Fauna.
Diferentes dos sátiros, eram gentis com as pessoas, principalmente mulheres.


OS SÁTIROS





Os sátiros são criaturas da mitologia grega, equivalentes dos faunos da mitologia romana.
Suas características são a de um homem metade bode, metade humano, orelhas de cabrito, chifres na testa, narizes achatados seguidos de uma longa barba similar ás de bode.
Conhecido por seu apetite sexual onde tinham relações com as ninfas, nas pinturas de vasos é representado sempre com o órgão genital ereto.
Um sátiro muito popular na mitologia grega foi Marsias, a quem desafiou o deus Apolo num concurso musical, por ser um ótimo tocador de flauta doce, porém Marsias foi derrotado e Apolo pregou a pele do sátiro numa árvore e o rio Marsias foi formado do sangue que escorreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário